Dicas para hortas domésticas

Antes de iniciar com o cultivo de hortas domésticas, é preciso estar atento a algumas dicas

Horta doméstica

Um hábito que tem se tornado comum entre muitas pessoas é o de cultivar em quintais, varandas ou até mesmo em algum espaço do apartamento hortas caseiras, que, ao contrário do que parece, é de manejo fácil e baixo custo. Essa pequena atividade pode representar uma economia nos custos do mercado, satisfação alimentar e ainda um passatempo relaxante, ao entrar em contato com a terra.

Porém, ao iniciar, é preciso estar atento a alguns procedimentos, particularidades das espécies a serem cultivadas, manejo com o solo, prevenção e medicação de pragas, doenças, manutenção da poda, exposição ao sol e outros cuidados necessários.

O espaço pode ser aproveitado de várias maneiras e, ainda que você disponha de pouco, poderá selecionar as hortaliças que mais te agradem e cultivá-las. Já com um espaço de 4x8 m é possível ter uma horta razoavelmente grande e cultivar várias hortaliças, garantindo-as na sua mesa o ano inteiro ou boa parte dele.

Depois de determinar o local onde você começará com a sua pequena horta, informe-se sobre os procedimentos de cultivo de cada planta que você pretende cultivar e siga essas outras dicas:


- Adquira os instrumentos e insumos necessários para a sua horta, bem como adubos, sementes, recipientes e ferramentas. Nesses estabelecimentos também é possível adquirir informações e instruções essenciais para a sua atividade.


- Antes de executar qualquer procedimento, leia bastante! A leitura também é relaxante e te proporcionará todo o conhecimento que você precisa para o correto manejo da sua horta.


- Verifique as condições climáticas do seu ambiente e se as hortaliças que você pretende cultivar lidam bem com essas condições.


- Adquira ferramentas adequadas ao tipo e tamanho da sua horta caseira. Existe, por exemplo, mini enxada para uma horta pequena.


- As hortaliças mais populares são o tomate, alface, cenoura, cebola, salsinha, entre outras. Você encontrará informações mais fácil se optar por cultivar alguma delas.


- E, antes de tudo, planeje! Organize o espaço, estruture o sistema de irrigação, proteja as hortaliças mais sensíveis e certifique-se de que gatos ou cachorros, por exemplo, não vão danificar a sua horta.


- Depois de seguir essas dicas, bom cultivo!


Conheça nossos Cursos Online na área Horticultura:

Horta Caseira – Implantação e Cultivo
Cultivo de Tomate em Estufa
Cultivo de Pimentão em Estufa



Fonte: Rural News - ruralnews.com.br

por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você