Bacon, linguiça, paio, salsichão. Os embutidos e defumados, como são conhecidos, levam no nome o processo principal e característico de fabricação deles próprios. A demanda por esses alimentos cresce a cada dia, sendo promissor se dedicar a essa saborosa e rentável atividade.
Para entender melhor a importância e as próprias técnicas de fabricação desses alimentos, conversamos com um dos maiores especialistas na área de processamento de carnes, o professor Newton de Alencar.
Alencar, você poderia explicar a importância econômica que os produtos embutidos e defumados apresentam?
Esses produtos têm um valor comercial maior do que os alimentos in natura. Na fabricação dos embutidos, por exemplo, podem ser usados cortes de menor valor comercial. Com o processamento, eles são transformados em produtos que alcançam melhores preços no mercado.
Os defumados, a cada dia que passa, são mais procurados pelos consumidores, tanto pelo sabor que eles apresentam quanto pelas aplicações desses produtos na culinária em geral, o que permite uma comercialização por preços mais remunerativos.
E no que consiste a técnica de defumação? Ela permite que a validade do alimento seja estendida?
A defumação é a técnica mais antiga utilizada pela humanidade para conservar alimentos e conferir-lhes um sabor diferenciado. Esse processo consiste em preparar esses alimentos pela salga (tempero), e submetê-los posteriormente ao calor e à fumaça. Nos dias de hoje, a defumação é mais usada para dar sabor às carnes do que para conservá-las, mas de qualquer maneira o processo aumenta a vida útil do produto.
Qual tipo de infraestrutura é necessária para iniciar a produção?
A infraestrutura exigida é quase a mesma de um açougue. Alguns equipamentos utilizados variam de acordo com as exigências do serviço de vigilância sanitária do município em que o empreendimento será montado.
É grande a variedade de produtos embutidos e defumados oferecida pelos produtores.
Quais produtos mais se destacam no mercado consumidor?
Em cada região, de acordo com a cultura culinária, hábitos alimentares, clima, etc., existe a preferência pessoal do consumidor. Por exemplo: nas regiões sul e sudeste do Brasil há muita procura por lombo defumado, costela defumada, paio, bacon, mortadela, copa defumada e outros.
Um exemplo de defumado consumido em qualquer parte do Brasil é o bacon, que nada mais é do que um toucinho defumado.
Qual é a real diferença entre a produção de embutidos e defumados artesanal e a industrial?
Em primeiro lugar, a quantidade produzida. Em segundo lugar, o tamanho das instalações e equipamentos exigidos. Em terceiro lugar, que atualmente considera-se uma vantagem, é o fato de na produção artesanal, onde os alimentos são fabricados em menor quantidade e com o fabricante mais próximo do consumidor final, ser possível obter produtos mais naturais e com menor quantidade de aditivos, muito procurados e mais valorizados pelos consumidores.
Por: Lorena Tolomelli
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77