Citronela é boa opção de repelente natural para o verão

O óleo extraído da planta afasta insetos comuns no calor e ainda perfuma o ambiente

 A citronela é utilizada há anos na fabricação de repelentes/ Foto: Reprodução

Os meses mais quentes do ano se aproximam e com eles os incômodos insetos. Mosquitos, pernilongos, borrachudos entre tantos outros tiram o sono de muita gente, indispondo as pessoas com as doloridas picadas e podendo causar alergias mais graves.

Para afastar ou mesmo exterminar esses animais, as pessoas costumam usar inseticidas que até resolvem o problema, mas são tóxicos à saúde. Uma opção natural de combate aos pequenos insetos é o uso da citronela na composição do jardim. Esse poderoso repelente verde afasta não só os voadores listados acima, mas também traças, formigas, e até o mosquito transmissor da dengue.

A ação da citronela vem principalmente do óleo extraído das folhas, o qual apresenta substâncias como citronelal, o geraniol e o limoneno, que são percebidas e evitadas pelos insetos. Por isso, a essência da planta já é usada há anos para a fabricação de aromatizantes, detergentes, sabonetes, cremes, repelentes, entre outros produtos.

Com crescimento rápido, a citronela pode compor o jardim sendo acondicionada em vasos ou disposta diretamente nos canteiros. Para que o efeito repelente funcione bem, a planta precisa ser firmada no sentido percorrido pelo vento, fazendo com que o aroma seja levado para onde os insetos não devem ir. Uma escolha simples que garante o sossego dos moradores do local.

“É preciso conhecer profundamente as características biológicas e ecológicas das diferentes espécies para que a escolha seja a mais adequada”, ressalta o professor do curso de Jardins - Planejamento, Implantação e Manutenção da UOV, Eduardo dos Santos.

Outra maneira de afastar os pequenos animais é fazendo um chá com as folhas de citronela. O líquido pode ser usado para limpar o chão, passar em janelas e parapeitos, garantindo o aroma característico da planta por toda a casa. Em ambientes fechados, vale também cortar duas ou três folhas em pedacinhos e espalhar pelo local dentro de pratinhos.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você