Citronela é boa opção de repelente natural para o verão

O óleo extraído da planta afasta insetos comuns no calor e ainda perfuma o ambiente

 A citronela é utilizada há anos na fabricação de repelentes/ Foto: Reprodução

Os meses mais quentes do ano se aproximam e com eles os incômodos insetos. Mosquitos, pernilongos, borrachudos entre tantos outros tiram o sono de muita gente, indispondo as pessoas com as doloridas picadas e podendo causar alergias mais graves.

Para afastar ou mesmo exterminar esses animais, as pessoas costumam usar inseticidas que até resolvem o problema, mas são tóxicos à saúde. Uma opção natural de combate aos pequenos insetos é o uso da citronela na composição do jardim. Esse poderoso repelente verde afasta não só os voadores listados acima, mas também traças, formigas, e até o mosquito transmissor da dengue.

A ação da citronela vem principalmente do óleo extraído das folhas, o qual apresenta substâncias como citronelal, o geraniol e o limoneno, que são percebidas e evitadas pelos insetos. Por isso, a essência da planta já é usada há anos para a fabricação de aromatizantes, detergentes, sabonetes, cremes, repelentes, entre outros produtos.

Com crescimento rápido, a citronela pode compor o jardim sendo acondicionada em vasos ou disposta diretamente nos canteiros. Para que o efeito repelente funcione bem, a planta precisa ser firmada no sentido percorrido pelo vento, fazendo com que o aroma seja levado para onde os insetos não devem ir. Uma escolha simples que garante o sossego dos moradores do local.

“É preciso conhecer profundamente as características biológicas e ecológicas das diferentes espécies para que a escolha seja a mais adequada”, ressalta o professor do curso de Jardins - Planejamento, Implantação e Manutenção da UOV, Eduardo dos Santos.

Outra maneira de afastar os pequenos animais é fazendo um chá com as folhas de citronela. O líquido pode ser usado para limpar o chão, passar em janelas e parapeitos, garantindo o aroma característico da planta por toda a casa. Em ambientes fechados, vale também cortar duas ou três folhas em pedacinhos e espalhar pelo local dentro de pratinhos.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

euripedes vieira

11 de set de 2018

Quero saber se pode ou nao tomar cha de citronela

Resposta do Portal Cursos UOV

12 de set de 2018

Olá Euripedes,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Segundo o site alimentos saudáveis pode sim. 

Um estudo revelou que 100 gramas de citronela contem os antioxidantes necessários para prevenir o câncer. Também foi encontrado um composto que é responsável por matar as células cancerosas sem danificar a saúde da pessoa, algo que não acontece com os tratamentos médicos convencionais, como a quimioterapia. No entanto, o suco ou o chá de citronela é a melhor maneira de consumir.

Leia mais clicando aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você