Artigos sobre a área Jardinagem e Paisagismo

Conheça alguns tipos de jardins verticais

Em uma sociedade na qual se valoriza a natureza, as pessoas têm buscado várias formas de deixar a sua casa e sua vida mais verdes. Porém, não são todas as pessoas que dispõem de um lugar amplo para construir um jardim. É justamente nessa hora que os jardins verticais ganham espaço.

Os jardins verticais tomaram conta das cidades e vieram para ficar!

Os jardins verticais são hoje uma realidade mais que agradável e vieram pra ficar. Podem ser largamente encontrados em varandas de apartamentos, em áreas externas, como quintais, em sítios ou em fazendas e vêm ganhando cada vez mais destaque, seja por motivos estéticos, neste caso andando de mãos dadas com a construção civil, ou por motivos ambientais, visando uma melhor qualidade de vida para a população.

Conheça adubos orgânicos para seu jardim e horta

Todos os amantes das plantas, que cultivam um jardim, horta ou os dois em casa, sabem que é preciso adubar suas plantas para que elas cresçam saudavelmente. Também é sabido que os adubos químicos causam danos à nossa saúde e ao meio ambiente. É nesse ponto que entram os adubos orgânicos, que vão direto da casa para o jardim. São de baixo custo, não agridem o meio ambiente e são benéficos para você e sua família.

Top 8 dos jardins verticais mais usados

Um jardim é um espaço planejado, geralmente em parques, praças e até em residências, que contém plantas, flores e outras formas de natureza. Arquitetado para cultivar, exibir e apreciar a natureza, pode ser manuseado por um jardineiro profissional ou por um amador. Vão sendo moldados e adaptados de acordo com o gosto de quem o cultiva, adquirindo uma particularidade e garantindo que não exista um jardim igual ao outro no mundo. Uma forma de cultivar um jardim que tem conquistado cada vez mais o gosto das pessoas é o jardim vertical.

Receitas de repelentes caseiros contra mosquitos

Os ambientes favoráveis à proliferação de mosquitos são aqueles quentes e úmidos, o que faz do Brasil um criatório perfeito para esses insetos, ainda mais na estação do verão. Como existem mosquitos que não só incomodam, mas também transmitem doenças, repeli-los torna-se uma necessidade.

Como proteger as plantas no inverno

Apesar de ser um país tropical, o Brasil apresenta, em alguns de seus estados, inverno relativamente rigoroso, com temperaturas bem baixas, especialmente para as plantas. Segundo o professor Wantuelfer Gonçalves, responsável técnico pelo Curso CTP Online Como Produzir Mudas Arbóreas de Valor Comercial “as necessidades do paisagismo e a crescente demanda por arborização em ruas, parques e residências tornaram necessária uma maior diversificação das espécies nas regiões”. Isso quer dizer que, embora as espécies nativas da região, por estarem aclimatadas, não sintam tanto o efeito do frio, temos plantas nortistas, por exemplo, sendo cultivadas no sul do país e vice-versa.

Muros e muretas são estruturas importantes na composição de jardins

Além das plantas, flores e arbustos de diferentes espécies, um paisagista deve utilizar acessórios e estruturas físicas na demarcação de espaços e composição do ambiente. Quando bem utilizadas, as muretas e muros são boa opção para compor jardins e deixa-los

A Jardinagem e seus benefícios

O trabalho com a jardinagem traz muitos benefícios à saúde. Reduz o estresse e é terapêutico. A jardinagem praticada de forma habitual é bastante recomendada e utilizada na reabilitação de pacientes com problemas de socialização, deficiências físicas, hipertensos e até mesmo pessoas com problemas mentais

Os Jardins Terapêuticos

Os jardins sempre foram um espaço de bálsamo para a alma. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores. Agora, essas características começam a ser usadas em favor de pessoas doentes ou das que apenas estão em busca de um

Paisagismo em espaços públicos: benefícios para cidades e para população

Com experiência no desenvolvimento de projetos paisagísticos nas mais variadas escalas, não tenho dúvidas da grande tendência do mercado: os trabalhos que visam beneficiar as cidades e a população que usufrui de áreas públicas. A partir dos conceitos adotados em seus projetos, o profissional vem, no decorrer dos anos, alcançando cada vez mais espaço e se consolidando nessa escala urbana

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você