Em uma sociedade na qual se valoriza a natureza, as pessoas têm buscado várias formas de deixar a sua casa e sua vida mais verdes. Porém, não são todas as pessoas que dispõem de um lugar amplo para construir um jardim. É justamente nessa hora que os jardins verticais ganham espaço.
Os jardins verticais são hoje uma realidade mais que agradável e vieram pra ficar. Podem ser largamente encontrados em varandas de apartamentos, em áreas externas, como quintais, em sítios ou em fazendas e vêm ganhando cada vez mais destaque, seja por motivos estéticos, neste caso andando de mãos dadas com a construção civil, ou por motivos ambientais, visando uma melhor qualidade de vida para a população.
Todos os amantes das plantas, que cultivam um jardim, horta ou os dois em casa, sabem que é preciso adubar suas plantas para que elas cresçam saudavelmente. Também é sabido que os adubos químicos causam danos à nossa saúde e ao meio ambiente. É nesse ponto que entram os adubos orgânicos, que vão direto da casa para o jardim. São de baixo custo, não agridem o meio ambiente e são benéficos para você e sua família.
Um jardim é um espaço planejado, geralmente em parques, praças e até em residências, que contém plantas, flores e outras formas de natureza. Arquitetado para cultivar, exibir e apreciar a natureza, pode ser manuseado por um jardineiro profissional ou por um amador. Vão sendo moldados e adaptados de acordo com o gosto de quem o cultiva, adquirindo uma particularidade e garantindo que não exista um jardim igual ao outro no mundo. Uma forma de cultivar um jardim que tem conquistado cada vez mais o gosto das pessoas é o jardim vertical.
Os ambientes favoráveis à proliferação de mosquitos são aqueles quentes e úmidos, o que faz do Brasil um criatório perfeito para esses insetos, ainda mais na estação do verão. Como existem mosquitos que não só incomodam, mas também transmitem doenças, repeli-los torna-se uma necessidade.
Apesar de ser um país tropical, o Brasil apresenta, em alguns de seus estados, inverno relativamente rigoroso, com temperaturas bem baixas, especialmente para as plantas. Segundo o professor Wantuelfer Gonçalves, responsável técnico pelo Curso CTP Online Como Produzir Mudas Arbóreas de Valor Comercial “as necessidades do paisagismo e a crescente demanda por arborização em ruas, parques e residências tornaram necessária uma maior diversificação das espécies nas regiões”. Isso quer dizer que, embora as espécies nativas da região, por estarem aclimatadas, não sintam tanto o efeito do frio, temos plantas nortistas, por exemplo, sendo cultivadas no sul do país e vice-versa.
Além das plantas, flores e arbustos de diferentes espécies, um paisagista deve utilizar acessórios e estruturas físicas na demarcação de espaços e composição do ambiente. Quando bem utilizadas, as muretas e muros são boa opção para compor jardins e deixa-los
O trabalho com a jardinagem traz muitos benefícios à saúde. Reduz o estresse e é terapêutico. A jardinagem praticada de forma habitual é bastante recomendada e utilizada na reabilitação de pacientes com problemas de socialização, deficiências físicas, hipertensos e até mesmo pessoas com problemas mentais
Os jardins sempre foram um espaço de bálsamo para a alma. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores. Agora, essas características começam a ser usadas em favor de pessoas doentes ou das que apenas estão em busca de um
Com experiência no desenvolvimento de projetos paisagísticos nas mais variadas escalas, não tenho dúvidas da grande tendência do mercado: os trabalhos que visam beneficiar as cidades e a população que usufrui de áreas públicas. A partir dos conceitos adotados em seus projetos, o profissional vem, no decorrer dos anos, alcançando cada vez mais espaço e se consolidando nessa escala urbana
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77