Eduardo Elias, professor do Curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, ressalta que Para a implantação de um jardim, são considerados princípios da estética, como equilíbrio, harmonia, mensagem, escala e dominância, além de conhecimentos sobre a classificação e a disposição da vegetação.
A implantação de um jardim exige planejamento logístico, preparo adequado da área a ser jardinada e técnicas de plantio. Além disso, também é importante realizar uma manutenção regularmente para garantir a saúde das plantas e, também, o visual do jardim. Em alguns casos, a manutenção precisa ser diária. Dá trabalho? Sim! Mas, o resultado é recompensador!
Confira algumas dicas para realizar a manutenção de seu jardim, mantendo-o sempre verde e saudável. Ainda que pareçam trabalhosas, com certeza facilitarão seu trabalho a longo prazo:
- Palha
Espalhar palha pelo solo é extremamente vantajoso. Isso porque ela se torna quase “milagreira”, pois combate ervas daninhas, ajudar a melhorar a retenção da umidade do solo, fazendo com que seja possível diminuir a frequência da rega, além de reduzir doenças e prevenir a erosão do solo.
- Podas
Se você mantém uma poda regular, suas plantas não crescerão sem controle e você não terá que trabalhar por três ao realizar uma poda grande. Com podas regulares as árvores ficam mais bonitas e vistosas.
- Ervas daninhas
As ervas daninhas acabam sendo sempre uma pedra nos sapatos dos jardineiros. A eliminação deve ser rápida para que não provoquem doenças nas plantas. Ao contrário do que se pensa, não é aconselhável esperá-las crescer para arrancá-las: assim que a presença seja notada, borrife-as com herbicidas especializados.
- Solo
O solo deve estar sempre saudável, alimentado com matéria orgânica. Você pode utilizar aparas de relva, folhas e pedaços de madeira das árvores. Ofereça as doses adequadas de fertilizantes para que os nutrientes do solo não sejam prejudicados. Controle quanto à necessidade de fertilizante ou terra.
- Predadores
Para evitar a presença de predadores, construa cercas. Outra boa dica é plantar hortelã e malmequeres, que são excelentes para afastar roedores. O alho também pode ser plantado estrategicamente para evitar roedores.
- Seleção das plantas
Para facilitar seu trabalho, você pode optar por cultivar plantas que possuam as mesmas necessidades de água, o que te ajudará a realizar a rega. Não molhe o solo em apenas algumas partes pois as plantas terão dificuldade em criar raízes.
- Irrigação
Você pode adotar um sistema de irrigação que favoreça suas plantas em vez de realizar regas periódicas. Apesar de ser algo custoso a princípio, você poupará tempo e, também, conseguirá economizar a longo prazo. A adoção de sistemas de irrigação reduz o escorrimento e as doenças das plantas, além de evitar a perda de nutrientes do solo.
Conheça nossos Cursos Online da Área Jardinagem e Paisagismo:
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Como Montar uma Empresa de Manutenção de Jardins
Jardins Verticais – Implantação e Manutenção
Fonte: Zaask Blog – zaask.pt/blog/
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77