Em uma sociedade na qual se valoriza a natureza, as pessoas têm buscado várias formas de deixar a sua casa e sua vida mais verdes. Porém, não são todas as pessoas que dispõem de um lugar amplo para construir um jardim. É justamente nessa hora que os jardins verticais ganham espaço.
Eduardo Elias, professor do Curso a Distância e Online CPT Jardins Verticais – Implantação e Manutenção, explica que jardins verticais são uma técnica paisagística moderna que serve como alternativa para quem não tem muito espaço, mas podem embelezar também espaços maiores, dando vida e frescor ao ambiente.
De forma prática, basta uma parede para que se possa construir um jardim vertical, seja em apartamentos ou escritórios. Além de embelezar o espaço, um jardim vertical também melhora a qualidade e a umidade do ar e o isolamento acústico e térmico.
São vários os materiais com os quais é possível construir um jardim vertical. É importante dizer que, qualquer tipo que seja escolhido será preciso irrigá-lo. Em alguns, vale investir em sistemas de irrigação. A irrigação manual também pode ser utilizada, mas deve ser precisa de acordo com a necessidade da planta.
Confira os principais tipos de jardins verticais:
Treliças e vasos
Para esse jardim vertical, uma treliça metálica deve ser chumbada à parede ou muro, depois disso, pode-se pendurar vasos inteiros ou vasos meia-lua. Também é possível utilizar a tela de alambrado, bem como treliças de madeira.
Técnica PET
Esse tipo, comum e sustentável, utiliza garrafas pets, que são posicionadas horizontalmente, amarradas por varais ou cordas e cortadas para receber as plantas. As garrafas podem ficar suspensas, amarradas em cordas de varais.
Fibra de Coco
Ideal para espaços pequenos, como em varandas e apartamentos. Confeccionados com fibras de coco, os vasos deixam o ambiente com visual natural. As paredes que receberão esses vasos deverão ser impermeabilizadas e eles poderão ser fixados com parafusos.
Técnica Vasos Meia Lua
Também usado para decorar pequenos espaços, como o próprio nome já diz, consiste em fixar vasos “cortados pela metade” na parede, sendo livre a formatação. Nesse caso, difere-se do tópico “treliças e vasos” por não utilizarem essa estrutura para apoio.
Paletes
Também é possível construir uma estrutura para jardins verticais com o auxílio de paletes, que dão um aspecto mais rústico ao jardim vertical.
Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:
Jardins Verticais – Implantação e Manutenção
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais
Fontes: Ciclo Vivo #PorUmMundoMelhor – ciclovivo.com.br
Ca$hola – cashola.com.br/blog/
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77