O queijo é o derivado do leite mais apreciado em todo mundo e dispõe de uma variedade enorme, atendendo a todos os gostos. O mercado consumidor desse laticínio, é extenso devido à grande variedade produzida aqui no Brasil.
O mercado, porém, também é muito competitivo, pois os consumidores estão sempre à procura de qualidade, mesmo nos queijos mais comuns.
Juliano Gomide Souza, professor do Curso Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade, ressalta que é importante para os produtores dominarem os procedimentos de fabricação de diferentes tipos de queijo para satisfazerem os consumidores e se destacarem no mercado.
A nível nacional, a muçarela detém a maior parte do mercado, com cerca de 30%. Logo depois está o queijo prato, com 20%, seguido pelo requeijão, com 7,5% e o minas frescal com 6%. Esses queijos dominam mais da metade do comércio queijeiro em nosso país. Nossa produção, porém, não se restringe a apenas esses: são produzidos aproximadamente 70 tipos de queijos.
Confira a seguir alguns dos principais queijos produzidos no Brasil:
Parmesão
Seu nome guarda um pouco de sua origem: original de Parma, na Itália, o queijo parmesão está presente na mesa de muitos brasileiros e apresenta casca mais escura, dura e bem oleosa. Tem um tempo de maturação médio e pode passar até três anos maturando.
Meia-cura
Típico dos mineiros, o queijo meia-cura também é conhecido como queijo curado e é uma variação do popular minas frescal. É também o mais usado na fabricação do pão de queijo e demora aproximadamente 30 dias maturando.
Cheddar
De origem inglesa, é muito popular em países como os Estados Unidos e o Canadá. No Brasil, é mais comum processado e fundido. O cheddar tradicional possui casca boa e dura na cor marrom acinzentada, com interior amarelo-ouro e apresenta 48% de gordura.
Mozzarela de Búfala
Originalmente era feita apenas com leite de búfala. Hoje, depois da sua popularização, é fabricada também com leite bovino e é um queijo muito macio. Se difere da muçarela tradicional pela quantidade de gordura que contém.
Ricota
É um queijo que não passa pelo processo de maturação e é amigo das dietas por possuir baixo teor de gordura. Também é muito utilizado na culinária e apresenta consistência leve e granulosa.
Queijo coalho
É um queijo típico do Nordeste e se popularizou por ser vendido nas praias em espetinhos. Em sua fórmula não há fermento e, por conta disso, demora a derreter. É o resultado da adição de coalho e outras enzimas coagulantes ao leite.
Requeijão culinário (catupiry)
Muita gente acha que “catupiry” é o nome de um queijo. Porém, catupiry é o nome da marca que ficou famosa por produzir esse tipo de queijo, que é um requeijão termo resistente, isto é, não derrete fácil e pode ser utilizado em pizzas e outros alimentos que vão ao fogo.
Conheça nossos Cursos Online da Área Laticínios:
Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade
Fonte: Bonde – bonde.com.br/gastronomia/
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77