Recuperação de pastagens aumenta produtividade e impede desmatamento

O consórcio entre lavoura e pecuária é uma estratégia de recuperação de pastagens que dá lucro

Cada vez mais ouvimos falar em áreas preservadas ou de floresta que foram devastadas para a criação de gado. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, é possível potencializar a produtividade na pecuária se dedicando a um aspecto fundamental: o cuidado com o solo.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, João Kluthcouski, a recuperação dos solos destinados à pastagem é uma das chaves para evitar que novas áreas verdes sejam destruídas. Para ele, se os pastos do cerrado receberem os cuidados necessários, é possível multiplicar por 5 o número de cabeças de gado criadas no local.

Além de dar um salto na pecuária, outras estratégias podem fazer com que a terra ofereça ainda mais lucro. O sistema de integração lavoura-pecuária tem como resultados dois grandes ganhos: o solo fertilizado, sobretudo pela adubação que é realizada para a manutenção da cultura, e a possibilidade de venda de mais um artigo, o produto final da colheita.

Dessa forma, a rotação das atividades na mesma área amplia não somente a oferta de alimento, mas também a de mão-de-obra, já que a manutenção de um pasto sustentável exige mais funcionários. Esse sistema pode representar um maior investimento a princípio, mas se paga no médio prazo e permite ainda a geração de mais renda para o produtor rural.

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você