Economize na festinha do seu filho

Na hora de organizar uma festinha, é possível economizar sem diminuir a diversão

Festa de aniversário

Tá chegando a hora de o seu filho completar um ou mais um aninho de vida e você quer fazer uma festa, mas não tem muito dinheiro? “Antigamente, bastava um bolo e alguns balões para se realizar uma festa de aniversário. Com o tempo, essas festas ganharam muita sofisticação [...].”, afirma Cinara Carvalho, professora do Curso Online de Montagem e Decoração de Festas Infantis, da Universidade Online de Viçosa. Apesar da sofisticação, a festa também pode ser econômica.

Apresentamos algumas dicas que, se seguidas, poderão diminuir os custos da sua festinha sem diminuir a diversão do seu filho e da criançada. Confira:

- Economize no local

Cada vez mais inaugura-se casa de festas e buffets infantis, que são uma alternativa prática pra realização de uma festa de aniversário, pois toda a organização e execução fica por conta delas. Porém, essa alternativa é onerosa e pode se tornar ainda mais cara depois que a festa acabar. Aproveitar a sua casa, a de um parente próximo ou até de um vizinho bem camarada, ou ainda o salão de festas do seu prédio é uma forma de economizar com o local da festa além de te proporcionar controle sobre a duração da festa e a hora do parabéns, por exemplo.

- Economize na lista de convidados

Você pode já ter convidado todos os seus amigos e parentes e ainda assim pode pensar em prováveis amigos que também devem ser convidados por causa do “convidei fulano, também tenho que convidar ciclano”. Na hora de planejar a lista, pense que a festa é infantil e será muito mais divertida para crianças. Convide os amigos que tenham filhos e pense também em quais amigos gostariam de passar um final de tarde ouvindo músicas infantis e vendo crianças correr por todo o local. Deixe para visitar aqueles “tios” mais velhos com seu filho num domingo à tarde ou numa outra oportunidade, pois com certeza desfrutarão mais do seu filho nessa hora do que numa festa repleta de gritos e bagunça que as crianças fazem. Quanto mais pessoas você convidar, mais vai ter que gastar com cada convidado.

- Economize na comida

Não é porque é uma festa que você deverá servir um banquete aos seus convidados. Aposte nos salgadinhos, um lanchinho especial para as crianças, doces e bebidas refrescantes. Não é necessário servir aquele cardápio com uma infinidade de opções para garantir o sucesso da sua festa. Em relação às bebidas, vá comprando aos poucos, pois elas podem ser guardadas e postas pra gelar antes da festa sem perderem a qualidade. Não, a gente não se esqueceu do bolo! Para chamar a atenção, aposte num bolo gostoso e simples, mas bem decorado, que seja suficiente para o número de convidados e que agregue à decoração da sua festa.

- Economize na estrutura

Em vez de contratar um serviço para recreação das crianças, recrute aqueles parentes mais próximos (tios, padrinhos) para organizar a diversão da criançada. Em geral, brincadeiras como a dança das cadeiras, caça ao tesouro, dança e desafios divertidos podem alegrar mais as crianças do que um show de mágicas ou um palhaço com a cara pintada. Porém, ainda que não haja organização dessas brincadeirinhas, as crianças podem animar-se se você reserva um canto da festa, por exemplo, com os brinquedos do seu filho à disposição delas. Você também pode apostar no aluguel de um brinquedo maior, como o famoso pula-pula. Ainda que estejam na fila, estarão com os olhos brilhando de vontade de pular e não se preocuparão muito em inventar outras brincadeiras. Ainda, se algum parente tem a habilidade de fazer pinturas, modelar balões ou contar historinhas, convoque-o e dê a ele essa função.

- Economize nos convites

Com o grande boom da internet e redes sociais, faça um convite eletrônico e envie para todos. Os convites de papel podem ser bonitos, mas são caros e, todo mundo sabe que acabam no lixo. Encontre um modelo já pronto ou faça você mesmo, juntando fotos do seu filho ou imagens do tema da festa. Não é preciso conhecimento avançado para se criar um!

- Economize nos utensílios

Um filho é uma obrigação permanente. Pensando por esse lado, já dá pra imaginar que você terá que fazer festinhas por muito tempo, né? Então, porque, em vez de comprar pratos, copos e talheres descartáveis, não pensar em comprar peças de plástico coloridas, que servirão para mais anos e serão ideais para qualquer tema de festa? As toalhas da mesa do bolo e das dos convidados podem ser feitas de TNT, por exemplo, que é baratinho.

- Economize na decoração

Você já reparou que, nas decorações atuais, usa-se brinquedos reais, como ursos e carrinhos? Experimente colocar na mesa alguns brinquedos do seu filho. As letrinhas com o nome, os desenhos pregados na parede e os enfeites de mesa podem ser feitos, por exemplo, com papel crepom ou EVA, que são materiais fáceis de encontrar e bastante econômicos. Outra grande tendência nas decorações é usar material “vivo”. Em vez daquele enorme arco de balões (balões são caros e dão trabalho!) experimente usar folhas de árvores ou até mesmo galhos, criando uma parede “viva” e jogando folhas soltas pelo chão para enfeitar ainda mais. No lugar de alugar uma mesa para o bolo e doces, uma mesa velha pode ser usada, haja vista que dão um tom mais vintage à sua festa, basta pintá-la com alguma cor que combine e cobri-la com a toalha de EVA; ou deixa-la “rústica” mesmo.

- Economize nas lembrancinhas

Se você já investiu em docinhos, pra quê dar aquelas clássicas sacolinhas com ainda mais doces pra garotada? Experimente livros de colorir e lápis de cor. Em uma papelaria você pode comprar no atacado. Você também pode dar figurinhas de um álbum que esteja na moda entre as crianças ou até mesmo aqueles brinquedos de bolas de sabão, que as crianças adoram!

- Economize nas compras

Tente comprar tudo no atacado. As lojas costumam dar bons descontos se você comprar tudo de uma vez. Talvez algum parente tenha algum filho que também faça aniversário próximo à data do seu filho. Tentem se organizar e comprarem juntos os itens que sejam comuns.

- Economize nas festas

Relacionada com a dica de cima, você também pode organizar uma festa junto a um parente bem próximo como primos, irmãos ou até mesmo o melhor amigo do seu filho. No caso de irmãos também pode ser interessante comemorar junto, caso as datas sejam próximas. Com o melhor amigo, você pode organizar na escola, haja vista que os amiguinhos ali são os mesmos.


Conheça nosso Curso Online na Área Como Montar:
Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis


Fonte: Baby Center – www.brasil.babycenter.com


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você