Dicas para criar cão Fila Brasileiro

Para criar cão Fila Brasileiro, são necessários alguns cuidados indispensáveis desde a aquisição das matrizes

Dicas para criar cão Fila brasileiro

No Brasil, há ótimos cães de guarda, um deles é o Fila Brasileiro. O empenho de entidades de cinofilia brasileira garantiu a preservação da maior parte dos atributos originais da raça, com o objetivo de aumentar a sua competitividade em exposições, que acontecem em todo o território nacional. Hoje, a seleção de matrizes é indispensável para assegurar a comercialização dos descendentes, dotados de padrão de qualidade físico e comportamental.

"Acredita-se que a raça tenha se originado do cruzamento com raças trazidas pelos portugueses, tais como o Mastiff Inglês, o Bloodhound e o Buldogue. No entanto, a origem do Fila Brasileiro é muito controversa, com diversas versões de seu surgimento, mas nenhuma efetivamente comprovada”, afirma Andrês Sales Coelho, médico veterinário, pela Universidade Federal de Lavras (MG), e professor do Curso Online UOV Adestramento de Cães de Guarda.


Como iniciar

Antes de adquirir os cães Fila, realize um bom planejamento e deixe tudo preparado para recebê-los - desde a estrutura do canil, até o registro em entidade cinófila. A aquisição das matrizes deve ser feita em canis reconhecidos e idôneos. O mais recomendado é que sejam filhotes de cães Fila, entre 60 e 120 dias, sem consanguinidade. Entretanto, é indispensável que o casal apresente semelhanças.

Além disso, eles devem possuir carteira de saúde com informações sobre vacinas já ministradas e controles parasitários. A comprovação do exame de DNA é de suma importância, pois assegura a paternidade.


Ambiente ideal e canil

O cão Fila Brasileiro responde muito bem a alterações climáticas, principalmente se estiver saudável, com imunidade fortalecida e alimentação balanceada. Entretanto, é essencial garantir conforto e bem-estar ao cão Fila, em alojamentos adequados, protegidos do calor, do frio e da chuva. O ambiente deve permanecer limpo, para melhorar ainda mais a qualidade de vida do animal.

O canil deve contar com baias de alvenaria (uma baia para cada cão Fila), com paredes azulejadas e telhados de barro. É indispensável uma área para o solário (para arejar o local) e outra para o dormitório. O piso deve apresentar leve inclinação, para escoar a água da limpeza até a parte mais baixa. Um portão (grade de ferro) deve ser instalado verticalmente em cada baia.


Alimentação recomendada

A quantidade diária recomendada vem na embalagem da ração. Depende da idade e do peso do cão Fila. Ela deve ser fornecida em horários programados, para que o cão seja bem condicionado. Deve-se evitar comedouros com ração disponível à vontade, para que o cão Fila não fique obeso e apresente futuros problemas de saúde. Alimentos naturais, como frutas, também podem ser oferecidos, mas com moderação


Reprodução

No caso do cão Fila macho, a reprodução pode começar a partir dos 18 meses de vida. Já para a fêmea do cão Fila a reprodução deve ocorrer somente após o terceiro cio. A recomendação garante a saúde da cadela e mantém o potencial reprodutivo das matrizes. Normalmente, quando a fêmea é saudável e apresenta grande vigor físico, nascem mais de dez filhotes por parto.


Conheça os Cursos Online UOV da Área Pet.

Leia o artigo "Cães: o que fazer em caso de emergência?"

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você