Você sabia que a higiene dos animais é tão importante quanto a dos seres humanos?

Saiba a importância da higiene diária dos animais e os cuidados que você precisa ter com seu cachorro ou gato.

 

higiente dos aminais

 

Ter um animal de estimação requer mais do que dar água, comida, brincar e levar para passear. A higiene também faz toda a diferença na sua saúde e a higiene animal tem de ser um hábito diário. Se eles estão sempre sujos, têm mais chances de carregar microorganismos que podem provocar doenças nas pessoas.

A frequência do banho deve variar de acordo com o estilo de vida do animal e do tipo de pelagem. Alguns especialistas recomendam o banho a cada 15 dias ou uma vez por mês. Cães com pelagem densa devem tomar banho com intervalo maior para evitar que o excesso de umidade cause problemas de pele.

higiente dos aminais

Para estipular a frequência do banho, você deve levar em consideração o ambiente em que esse animal vive e a proximidade com o proprietário. Cães que são mantidos em casa precisam ser banhados com mais frequência, por razões de higiene. Os gatos possuem o hábito de se lamber várias vezes ao dia, assim, não é necessário dar banhos semanais nesses felinos, uma vez ao mês está de bom tamanho.

Confira abaixo quais os procedimentos mais indicados para a higiene dos bichinhos:

higiente dos aminais higiente dos aminais

Limpe os olhos e os ouvidos com um pano macio ou gaze.  Nunca utilize objetos pontiagudos e nunca tente limpar por dentro do ouvido do animal, esse trabalho deve ser realizado apenas por profissionais qualificados para o trabalho.

Tosa higiênica para prevenir doenças de pele, falhas na pelagem e problemas provocados por pulgas e carrapatos.

 

Corte as unhas, evitando que elas encravem, inflamem ou quebrem e causem dor no animal. É preciso muito cuidado para não machucar os bichinhos e não atingir algum vaso sanguíneo.

higiente dos aminais

Escove os dentes para garantir que as gengivas fiquem saudáveis e não apareçam problemas com tártaro ou bactérias.  A frequência ideal para a escovação dentária é 3 vezes na semana.

Além dos cuidados com a higiene, é de extrema importância a visita regular ao médico veterinário. Tomando todos os cuidados, seu pet ficará mais feliz e  você evita que ele adoeça ou cause problemas de saúde nos seres humanos.

 

 

Conheça o Curso Online Banho e Tosa em Cães e Gatos - Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica, oferecido pela Universidade Online de Viçosa - UOV.

Por Rafaela Paiva
Fonte: Cachorro Gato

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você