Algumas das melhores espécies de peixes para a piscicultura no Brasil

Nosso país possui grande diversidade de espécies para a piscicultura, sejam de água salgada ou de água doce

Peixe surubim

As professoras do Curso Online UOV Técnicas de Processamento de Peixes, Elisabete Viegas e Maria Luiza Rodrigues, anunciam que a carne de peixe é uma das proteínas mais saudáveis que existe, apresentando baixo valor calórico, fácil digestão e boas concentrações de ômega 3, podendo ser considerada a carne do futuro.

Ainda que nosso país não figure em uma das 10 posições do ranking mundial de produção de peixes nossa produção está aquecida e é robusta, seja para o mercado interno, seja para o mercado externo. Nosso país possui condições climáticas favoráveis à criação de peixes e são várias as espécies nativas que fazem sucesso aqui.

Dados das Associação Brasileira de Piscicultura mostram que nosso país produz ao ano mais de 600 mil toneladas de peixes, sendo a região norte a detentora de maior parte dessa produção. Apesar de nossa produção ser expressiva, nosso país tem potencial para que ela seja ainda maior.

Para definir qual espécie cultivar, antes é preciso levar em conta vários aspectos, para que sua criação produza os resultados esperados. Boa aceitação no mercado, boa conversão alimentar, alto valor comercial, resistência ao manejo intensivo e a doenças e parasitoses são apenas algumas dessas várias características desejáveis.

Apresentaremos a seguir uma lista com as principais espécies de peixes criadas em nosso país:

Peixes de água salgada

Garoupa

Essa espécie é muito encontrada na costa brasileira, desde o Sergipe até o Uruguai e parte do norte da Argentina. É bastante valorizada no mercado e pode chegar a mais de 1,5m de comprimento e pesar 60kg. Possui algumas características que fazem com que seja de fácil criação em cativeiro, mas possui uma que dificulta sua criação: é hermafrodita protogínico, isto é, nasce fêmea, mas pode se tornar macho.

Robalo

Esse peixe é um dos destaques e uma das maiores apostas para a piscicultura no Brasil. É encontrado em toda a costa do atlântico até o rio Mampituba, que fica em Santa Catarina.

Linguado

Possui destaque por conseguir tolerar diferentes faixas de temperatura e salinidade, além de elevadas concentrações de compostos nitrogenados e sobrevivência em águas ácidas. Seu alto valor comercial e boas características para a piscicultura fazem do linguado uma boa opção para a atividade.

Peixes de água doce

Tilápia

O peixe mais cultivado em nosso país e detentor de mais da metade da produção nacional é a tilápia. Pode pesar até 4,3 kg e atingir 60 cm de comprimento, sendo possível cria-la em viveiros escavados, tanques-rede e gaiolas flutuantes.

Carpa

A carpa é um peixe grande, mas costuma ser comercializada pequena. Possui tolerância a variações de temperatura e podem pesar até 40kg, com 1,2 m de comprimento. Ainda, pode ser cultivada tanto para a venda de sua carne quanto para a ornamentação, por possuir espécies muito coloridas.

Tambaqui

Espécie originária da Amazônia, possui facilidade para ser criada em viveiros. Por questões óbvias, é mais cultivado e consumido no norte do Brasil e pode pesar até 45 kg, com 90 cm de comprimento.



Conheça nossos Cursos Online da Área Criação de Peixes:

Técnicas de Processamento de Peixes
Produção de Alevinos
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Blog Loja Sansuy – lojasansuyblog.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você