Alimentação de peixes em tanques-rede

Por não terem acesso ao alimento natural, os peixes em tanques-rede precisam de ração

Ração para peixes

Os peixes confinados nos tanques-rede têm acesso restrito ao alimento natural disponível no ambiente. Portanto, a nutrição depende totalmente da ração fornecida pelo tratador. Do ponto de vista nutricional, a ração para peixes deve ser completa e balanceada, objetivando suprir todas as exigências.

Augusto César Soares dos Santos, professor do Curso Online Criação de Tilápias em Tanques-rede, da Universidade Online de Viçosa, define que “a exigência alimentar é diferente em cada uma das fases de desenvolvimento, que pode ser dividida em quatro etapas: 0 a 20 dias, 20 a 45 dias, 46 a 120 dias e 121 a 210 dias. É importante saber que a deficiência de um único nutriente pode comprometer o crescimento e a sanidade dos peixes cultivados.”.

O tipo de ração a ser fornecido depende da fase de crescimento em que se encontram os alevinos. A ração deve conter teor de umidade máximo de 12%, ácido fólico, biotina, cobalto, cobre, ferro, iodo, manganês, niacina, ácido pantatênico, ácido propiônico, devidamente analisados e aprovados, de modo a atender às especificações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

A quantidade de ração a ser fornecida para cada lote de peixes é proporcional ao peso vivo. Em geral, o consumo diário de ração deverá corresponder a aproximadamente 5% do peso vivo do peixe. No entanto, deve-se levar em conta que o consumo dos peixes varia, também, com a temperatura.

A ração deve conter proteínas, vitaminas, aminoácidos, carboidratos etc., na proporção adequada às diversas fases de crescimento. A quantidade também deve ser administrada de modo a possibilitar um crescimento harmônico do lote com resposta econômica, quando se observa a relação kg de ração/kg de pescado produzido. Projetos bem administrados atingem as taxas de conversão alimentar da ordem de 1,2 kg de ração para produção de 1 kg de pescado.



Conheça nossos Cursos Online da Área Piscicultura:

Criação de Tilápias em Tanques-rede
Nutrição e Alimentação de Peixes



por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você