Manejo de tilápias criadas em tanques-rede

Adaptar o manejo às temperaturas é importante para garantir a produtividade do peixe

Tilápias

De acordo com o relatório anual de Produção da Pecuária, do IBGE, a piscicultura está crescendo e a tilápia é a espécie mais cultivada, ultrapassando 169 toneladas produzidas em um ano. A melhor forma de cultivá-la é por meio de tanques-rede, que garantem o rendimento ideal de cada indivíduo.

“O cultivo de tilápias em tanques-rede é uma forma de se produzir peixes com alto rendimento. Além disso, o manejo da atividade, nessa forma de cultivo, permite obter melhor controle em todos os aspectos.”, defende Augusto César Soares dos Santos, professor do Curso Online de Criação de Tilápias em Tanques-rede, da Universidade Online de Viçosa.

Porém, de forma a otimizar o manejo, é importante estar atento às mudanças de temperatura durante o ano. No inverno, com as temperaturas mais baixas, o metabolismo da tilápia diminui e, por consequência, o ganho de peso é menor. O manejo nessa época não é recomendado, pois a tilápia, que é de clima tropical, pode ficar mais suscetível a doenças virais, bacterianas e fúngicas.

Já no verão, a espécie consegue se alimentar melhor e elevar seus índices de crescimento. Para auxiliar o manejo nessa época, alguns produtores usam anestésicos e o sal, que estimula a produção de muco no peixe, proteção natural que serve como medida protetiva.

Conheça nossos Cursos Online da Área de Piscicultura:
Criação de Tilápias em Tanques-rede
Produção de Alevinos
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Canal Rural – canalrural.com.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você