Produção de tilápia: vantagens e aspectos legais

Aqueles que desejam ingressar nessa atividade têm que ficar atento aos aspectos legais exigidos

Tilápias

O peixe é um alimento nutritivo e deve ser consumido, pelo menos, duas vezes por semana, intercalado com a carne, bovina, suína e de aves. Mas, apesar da grande extensão do litoral brasileiro, a indústria pesqueira do país é modesta, fato que tem contribuído para que a criação de peixes desponte como um negócio promissor.

Dentre as espécies mais cultivadas no Brasil para abate, a tilápia tem se destacado em todo o território nacional. As vantagens desse peixe, nos conta Giovanni Resende, professor do Curso Online Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura da Universidade Online de Viçosa, são várias, tais como “alimentam-se da base da cadeia trófica, aceitam uma variedade grande de alimentos e apresentam uma resposta positiva à fertilização dos viveiros. São bastante resistentes a doenças, ao superpovoamento e a baixos níveis de oxigênio dissolvido. Além disso, possuem boas características organolépticas, tais como carne saborosa, baixo teor de gordura, ausência de espinhas intramusculares em forma de Y (mioceptos) e excelente rendimento de filé de aproximadamente 35% a 40% em exemplares, com peso médio de 0,45 kg.”

Entretanto, aqueles que desejam ingressar nessa atividade têm que ficar atento aos aspectos legais exigidos. O processo para iniciar a criação de tilápias deve começar com o envio da documentação completa para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o qual encaminhará todos os dados para os órgãos que deverão realizar as análises. Caso tudo seja aprovado, a ANA – Agência Nacional das Águas – outorgará o empreendimento e, depois disso, o processo passa para os órgãos estaduais.

 

Entenda mais sobre o assunto adquirindo os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Piscicultura.

Curso Online Criação de Tilápias em Tanques-rede

Curso Online Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura

 

Fonte: Canal Rural - canalrural.com.br

Por: Bruna Falcone Zauza

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você