Por que cortar o último terço da cauda de suínos?

Medida é necessária e a mais eficaz para evitar o canibalismo entre os suínos

Cauda de suínos

Paulo Brustolini, professor do Curso a Distância e Online CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, anuncia que o manejo de leitões é um dos fatores essenciais para o sucesso da suinocultura. A carne suína vem ganhando destaque no mercado nacional como uma opção de alimento rico em nutrientes necessários para a realização de uma dieta equilibrada.

A partir dessas informações e das excelentes perspectivas de lucros para os suinocultores, deve-se pensar em formas de garantir que durante a criação não haja problemas, para que não haja prejuízo ao bem-estar dos animais e que esse prejuízo reflita na produtividade do animal e no bolso do criador.

De forma a evitar o canibalismo entre os animais, um método utilizado é o corte do último terço da cauda de suínos. Esse problema é comum mesmo em criações onde há excelência técnica e faz com que os suínos mordam a cauda uns dos outros.

Essa prática pode provocar sérios problemas aos animais, o que torna a corte de uma porção da cauda uma medida eficiente e preventiva. Esse corte deve ser feito nos três primeiros dias de vida do leitão, podendo ser efetuado de várias formas.

A primeira opção e também a mais utilizada é a realização do corte com um alicate desinfetado, que pode ser o mesmo utilizado no corte dos dentes. Com a ferramenta, corta-se o último terço da cauda de uma só vez e logo após se aplica uma solução de iodo, para garantir a desinfecção do local.

Outra opção possível é a de esmagar essa porção da cauda. A partir dessa medida, o pedaço cairá, por conta do esmagamento. Essa opção evita hemorragias no local onde o pedaço é cortado.

Também surge como alternativa o uso de um pequeno soldador elétrico, como os utilizados para soldar aparelhos eletrônicos. Para realizar o corte, deve-se segurar o animal com a cauda esticada e apoiada em uma superfície plana, cortando a parte necessária com apenas um movimento. Uma das vantagens desse método é que não é necessário desinfetar o local e não há a ocorrência de hemorragias.

Outra alternativa é o uso de um aparelho importado, semelhante a uma tesoura. Essa medida é a mais benéfica, uma vez que, em uma das lâminas, há um sistema de resistência que, ao mesmo tempo que corta a cauda, cauteriza o ferimento. Isso faz com que não seja necessária a desinfecção do local e que não haja hemorragias, assim como o corte feito com o soldador elétrico.

O canibalismo entre os suínos pode ser proveniente de vários fatores e tem se manifestado com frequência nas criações. Esse método de corte do último terço da cauda dos suínos é o mais eficaz para combater esse problema. Porém, para evitar complicações aos animais, as medidas que privilegiem o corte e a cauterização devem ser utilizadas por evitar hemorragias, assim como o equipamento próprio para isso proporciona. Em caso de indisponibilidade de ferramentas adequadas, o esmagamento é a melhor opção, por também evitar a ocorrência de hemorragias.

Cabe ao criador definir qual método se encaixa melhor na sua criação, recorrendo a um veterinário sempre que possível, para que complicações futuras não causem a morte dos animais e consequente prejuízo financeiro.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Suinocultura:

Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate
Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes
Criação de Suínos em Camas Sobrepostas

Fonte: Suinocultura Industrial – suinoculturaindustrial.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você