Saiba tudo sobre cervejas artesanais

As cervejas artesanais, que têm conquistado milhares de apaixonados pelo mundo, diferem das tradicionais pela forma como são feitas

Cerveja Artesanal

É possível perceber um destaque crescente às cervejas ditas artesanais. Bares tradicionais estão reservando um lugar somente para elas, estão sendo aberto estabelecimentos específicos, grandes marcas estão investindo na produção artesanal, além de milhares de pessoas que estão se tornando completamente apaixonadas pela cerveja considerada artesanal.

Adonay Anthony, professor do Curso a Distância e Online Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, explica o sucesso da bebida: é grande a variedade de aromas, cores e sabores. Também, o cuidado na produção agrega muito mais qualidade à bebida, o que faz com que ela tenha conquistado o paladar de muitos.

Mas, o que é cerveja artesanal?

A palavra artesanal se refere a tudo o que é feito por um artesão, ou seja, é uma arte. A partir disso, é possível definir que cerveja artesanal seria aquela cerveja produzida de forma cuidadosa, com técnicas específicas, sem o caráter “industrial”, isto é, com um olhar atento do cervejeiro artesanal. É um processo mais lento e controlado, observando se o resultado corresponde às expectativas do cervejeiro.

Qual a diferença de cerveja artesanal para a cerveja comum?

São várias as diferenças. A principal está na proporção dos ingredientes, como é o caso do malte. As cervejas comuns possuem aproximadamente 60% de malte em sua composição, com os outros 40% dedicados a outros tipos de cereais, com o objetivo de reduzir os custos da produção. A cerveja artesanal utiliza mais malte, observando aromas e sabores.

Ainda, as cervejas industriais têm como finalidade a produção de quantidades enormes para comercialização, ao passo que as artesanais objetivam a qualidade para satisfazer a todos os consumidores. O tempo de maturação também é diferente: menor nas industrializadas e maior nas artesanais.

A partir disso, é possível perceber o porquê de as cervejas artesanais serem de qualidade e terem conquistado o paladar de milhares de pessoas pelo mundo.

Quais são os tipos de cervejas artesanais?

Ale

É uma cerveja mais encorpada e um pouco mais complexa. Stout, english pale ale e trapista são as cervejas ale mais populares.

Larger

São mais comuns e são mais leves do que a ale. Pilsen, scwarbier e american larger são as mais conhecidas e consumidas.

Lambic

Possuem sabores únicos e o processo de fabricação é ainda mais demorado que os outros, o que faz com que as cervejas lambics estejam entre as mais caras do mundo.

Então só as cervejas caseiras são artesanais?

Não! Existe produção em grande escala de cervejas artesanais, o que não faz com que ela perca essa característica. Toda cerveja caseira é artesanal, mas nem toda cerveja artesanal é caseira.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Treinamento Profissional:

Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal
Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa
Capacitação de Maître

Fonte: Hominilúpulo – hominilupulo.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você