Criação de galinhas sem gaiolas: cage-free

O método cage-free garante o bem-estar das galinhas, que são criadas sem gaiolas

Criação de galinhas ao ar livre


Arenales, professora do Curso CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, explica que atualmente, a avicultura orgânica ganha expressividade na economia. O aumento da procura por esse modo de produção se deve a uma tendência de valorização de produtos que são cultivados levando em consideração os cuidados com o meio ambiente e com o bem-estar dos animais.

 

Graças ao novo modelo de criação, as galinhas estão sendo criadas sem gaiolas, o que favorece o bem-estar animal, fundamental para a produtividade. Denominado “cage-free”, em tradução literal para o português, seu significado é “livre de gaiolas”. E essa realidade é cada vez mais presente nas granjas de todo o país.

 

Longe das gaiolas, as aves são criadas em locais onde podem agir naturalmente, estar secas e protegidas de predadores e das variações climáticas. Com o aumento da exigência do mercado consumidor em relação ao bem-estar animal esse novo método desponta como promissor e encontra-se em expansão no Brasil.

 

Isso somado ao fato de que multinacionais, como o McDonald’s, anunciaram interesse apenas em mercadorias de granjas que criem as galinhas no sistema cage-free, a partir de 2015. Algumas empresas nacionais também adotaram a nova estratégia, buscando o fim do engaiolamento das aves.

 

Em comparação a países da Europa, o cage-free brasileiro ainda é pequeno, mas o sistema já apresenta estruturação. Um dos desafios enfrentados pelos criadores aqui no Brasil para a implantação desse sistema é o custo de produção, que é mais alto em comparação ao sistema tradicional.

 

Cage-free é o futuro

Segundo a HSI – Humane Society International, organização que luta pelo fim da criação de galinhas em gaiolas, mais de 50 empresas brasileiras já anunciaram a adoção do novo sistema antes ou a partir de 2025.

 

Especialistas alegam que a criação em gaiolas não permite com que aves expressem seus comportamentos naturais, o que prejudica o bem-estar das aves. Ainda, apostam no cage-free como o futuro da produção de ovos.

 

No sistema, as galinhas podem circular livremente sem os impedimentos de uma gaiola. Ainda, a comida e a água devem ser oferecidas sem competição e em um ambiente que permita o comportamento natural dessas aves.

 

O novo sistema ainda é recente no Brasil e caminha em um ritmo lento, mas promissor. Além de garantir o bem-estar das aves, esse novo sistema proporciona aos criadores práticas mais naturais de produção.




Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Avicultura:

Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura
Criação de Frango e Galinha Caipira
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Fonte: Certified Humane Brasil – Bem-estar Animal – certifiedhumanebrasil.org
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

LUCIANO Ramos Costa

14 de jul de 2022

Em andamento plano de aviário em Cage freezer aves de postura Obrigado

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você