Segundo Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutor e em Zootecnia também pela Universidade Federal de Viçosa, "a completa troca de penas nas galinhas poedeiras, pelo processo natural, demora cerca de quatro meses e durante todo esse período não há postura", o que acarreta em prejuízo para o avicultor.
Mas, afinal, o que é a muda e como ela ocorre?
A muda, ou renovação das penas, como também é conhecida, pode ocorrer várias vezes durante a vida normal de uma ave. Durante o crescimento, ocorrem duas mudas sucessivas, antes que apareça o empenamento definitivo, chamado de empenamento de base. Nas poedeiras comerciais, a muda de penas, em condições normais, ocorre somente depois de um longo período de produção.
Como forçar a muda das galinhas poedeiras?
Esse processo pode ser acelerado, com um programa que induz a queda de penas, com posterior crescimento das plumas novas. Há um rápido reinício da produção de ovos. É o que chamamos de muda forçada. Os métodos para a muda forçada são basicamente três:
a) através de medicamentos,
b) métodos nutricionais e
c) métodos de manejo.
O mais usado, por ser mais simples, consiste em retirar o alimento por um período determinado, quando as aves trocam de penas e ao mesmo tempo descansam e rejuvenescem o aparelho reprodutivo. A idade ideal para iniciar esse programa é quando as aves atingem entre 60 e 65 semanas de idade, pois a produção obtida será um pouco menor e a queda na taxa de postura mais rápida. Mas, em compensação, os ovos serão maiores, de melhor qualidade e com melhor preço no mercado.
Qualquer galinha poedeira pode passar pela muda forçada?
Não. A muda forçada deve ser feita em lotes sadios. As aves fora de produção, com peso abaixo do padrão e de aspecto doente, devem ser descartadas.
Passo a passo para a realização da muda forçada
1) Submeta as aves a um jejum de 10 dias. Quando elas apresentarem uma queda de 25% no seu peso, você deve suspender o jejum. Também deve suspender o jejum quando o lote atingir um índice de mortalidade de 1,25%.
2) Forneça pedriscos de calcário ou farinha de ostras, durante os primeiros quatro dias de jejum, para que a ave não utilize o cálcio de seus ossos para produzir ovos, até que a produção pare totalmente. Normalmente, isso ocorre entre quatro a seis dias depois da retirada do alimento.
3) Forneça ração de baixo valor nutricional, até 100 g por ave, dia sim, dia não, do 11o dia de muda até o 18o.
4) A partir do 19o dia até o 28o dia de muda, forneça ração de postura, a cada dois dias, na base de 100 g por ave.
5) Depois do 29o dia de muda, forneça 100 g de ração de postura por dia, aumentando esta quantidade de acordo com o aumento da produção, sempre obedecendo às recomendações do manual de criação e observando o peso corporal do lote.
Obs.: Cada raça ou linhagem possui um manual de criação, que você deve consultar.
6) Suspenda o fornecimento de luz artificial, durante a muda. Forneça apenas luz natural.
7) Após o 28o dia, deve-se fazer um incremento de 30 min de luz por semana, durante um mês e quantos aumentos de 15 min semanais forem necessários até que se atinjam 17 horas de iluminação, que é a soma de luz natural mais a luz artificial. Permaneça até o final de produção do lote com essa mesma quantidade de luz.
Quanto tempo depois da muda forçada as poedeiras voltam a produzir satisfatoriamente?
As aves que forem submetidas a esse programa devem atingir 50% da postura, oito semanas após o início do processo. Se retirar o período de ração de baixa densidade nutricional e diminuir o período de jejum para quatro a seis dias, as aves devem atingir 50% da postura, três semanas após o início do processo.
O segundo ciclo de produção, que começa após a muda, pode se estender até 40 semanas, com a produção de ovos 8 e 10% inferior ao primeiro ciclo de postura. É recomendável manter as aves no plantel até no máximo 90 semanas de idade. Após essa idade, se o plantel estiver em boas condições e, dependendo do mercado, pode-se fazer uma segunda muda. Se não, estas aves devem ser vendidas.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Tenho de vacinar minhas galinhas poedeiras? Sim, tem!
- Você sabia? Quanto mais luz, mais botam as galinhas poedeiras!
- Boas galinhas poedeiras de ovos: como escolher
Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância UOV da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Excelente matéria.
Olá Dulce,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
gostei muito da informação. Mas queria aumentar meus conhecimentos através de um curso a distancia.
Olá, José!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77