Artigos sobre a área Avicultura

Por que ventilar as granjas de galinhas poedeiras?

Ventilar significa introduzir ar do exterior para dentro do galpão e retirar o ar carregado do seu interior. O objetivo da ventilação é permitir alcançar o máximo das condições ambientais que conduzam aos melhores resultados econômicos, “ou seja, condições que façam as galinhas poedeiras produzirem mais ovos”, afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutor e em Zootecnia também pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em nutrição animal, avaliação e desenvolvimento de produtos, com ênfase em exigências nutricionais e manejo nutricional.

PERMACULTURA: você sabe o que é e qual seu objetivo?

A permacultura é um sistema de projetos para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A palavra em si não é somente uma contração das palavras permanente e agricultura, mas também de cultura permanente, pois culturas não podem sobreviver muito sem uma base agricultural sustentável e uma ética do uso da terra.

Galinha caipira bota ovos orgânicos?

Na criação de galinhas caipiras, as aves são criadas soltas, livre de gaiolas. O objetivo é fazer com que as aves desenvolvam o comportamento natural, ciscando e se deslocando livremente. Entretanto, os ovos produzidos por elas não são necessariamente orgânicos. Há formas de diferenciar os vários tipos de ovos.

Você sabia? Quanto mais luz, mais botam as galinhas poedeiras!

A luz exerce, na maior parte das aves, uma dupla ação: estimula a função sexual e permite estabelecer o ciclo reprodutivo. A alternância noite e dia permite a sincronização entre os animais, ou seja, o estabelecimento de um ritmo que determina, por exemplo, em que momento do dia ocorrerá a postura dos ovos de um plantel de galinhas num aviário. A luz participa na fisiologia das espécies animais. Nas aves, desempenha importante função, pois atua na maturidade sexual.

Boas galinhas poedeiras de ovos: como escolher

Uma boa linhagem de galinhas poedeiras deve ter baixa taxa de mortalidade, capacidade de postura acima de 240 ovos por ano, alta percentagem de ovos grandes, boa capacidade de pigmentar as gemas, resistência a doenças. Alta taxa de eclosão, maturidade sexual precoce, alta fertilidade, alta qualidade interna do seu ovo e baixa incidência de manchas no seu interior, afirma Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa,Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutor e em Zootecnia também pela Universidade Federal de Viçosa.

Muda forçada em poedeiras: aprenda fazer

Segundo Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutor e em Zootecnia também pela Universidade Federal de Viçosa, "a completa troca de penas nas galinhas poedeiras, pelo processo natural, demora cerca de quatro meses e durante todo esse período não há postura", o que acarreta em prejuízo para o avicultor.

Saiba mais sobre manejo de frangos de corte

Para se tornar um negócio promissor e rentável, o manejo de frangos de corte deve seguir técnicas específicas, próprias da criação, além de cuidados importantes com a limpeza, a temperatura, a cama do aviário, a apanha das aves e o transporte. Em pouco mais de 40 dias, as aves já estão prontas para o abate, o que movimenta o capital de giro e garante rápido retorno do investimento.

Criando galinhas d’angola

A criação de galinhas d’angola é muito lucrativa, uma vez que ela pode ser feita para a produção de carne e ovos, para a venda de matrizes, para criações ornamentais e até com o objetivo de controlar pragas e guarda da propriedade rural. Ainda, a criação é de baixo custo, haja vista que esses animais são resistentes e adoecem pouco.

Quais os comedouros mais utilizados na criação de frango e galinha caipira?

No manejo de frangos e galinhas caipiras, várias instalações são necessárias para garantir o sucesso da atividade. O tipo de equipamento utilizado e a quantidade destes depende do sistema de criação e do número de aves a serem criadas. Muitas vezes, o criador desenvolve seus próprios equipamentos, barateando os custos de implantação.

Piolho de galinha: como evitar infestações

Um dos parasitas que mais causam infestações nas criações de galinhas é o ácaro vermelho, também conhecido como piolho vermelho, piolho de galinha ou apenas piolhinho. Sua ocorrência pode se dar em todo o território nacional e é observada, ao se examinar a ave, principalmente ao redor da cloaca e sob as asas, sendo que a forma mais comum de introdução de piolhos em uma granja não infestada, seja em sistema caipira ou criatórios industriais, é através de equipamentos ou da introdução de espécimes infestadas.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você