Artigos sobre a área Avicultura

Saiba mais sobre manejo de frangos de corte

Para se tornar um negócio promissor e rentável, o manejo de frangos de corte deve seguir técnicas específicas, próprias da criação, além de cuidados importantes com a limpeza, a temperatura, a cama do aviário, a apanha das aves e o transporte. Em pouco mais de 40 dias, as aves já estão prontas para o abate, o que movimenta o capital de giro e garante rápido retorno do investimento.

Criando galinhas d’angola

A criação de galinhas d’angola é muito lucrativa, uma vez que ela pode ser feita para a produção de carne e ovos, para a venda de matrizes, para criações ornamentais e até com o objetivo de controlar pragas e guarda da propriedade rural. Ainda, a criação é de baixo custo, haja vista que esses animais são resistentes e adoecem pouco.

Quais os comedouros mais utilizados na criação de frango e galinha caipira?

No manejo de frangos e galinhas caipiras, várias instalações são necessárias para garantir o sucesso da atividade. O tipo de equipamento utilizado e a quantidade destes depende do sistema de criação e do número de aves a serem criadas. Muitas vezes, o criador desenvolve seus próprios equipamentos, barateando os custos de implantação.

Piolho de galinha: como evitar infestações

Um dos parasitas que mais causam infestações nas criações de galinhas é o ácaro vermelho, também conhecido como piolho vermelho, piolho de galinha ou apenas piolhinho. Sua ocorrência pode se dar em todo o território nacional e é observada, ao se examinar a ave, principalmente ao redor da cloaca e sob as asas, sendo que a forma mais comum de introdução de piolhos em uma granja não infestada, seja em sistema caipira ou criatórios industriais, é através de equipamentos ou da introdução de espécimes infestadas.

Criação de galinhas caipiras

Ao contrário do que muitos pensam, o termo “galinha caipira” diz respeito à forma como a galinha é criada, não a uma raça de galinhas. É muito procurada por ser considerada mais saudável, pois sua alimentação é natural e sua criação é livre.

A doença de Gumboro – desafio ao avicultor

A produção de Carne de Frango está, a cada ano, em ritmo crescente no Brasil, de acordo com dados da UBA – União Brasileira de Avicultura. Um desafio que tem se tornado uma grande ameaça a essa produção é a Doença de Gumboro, que, segundo a OIE – Organização Mundial da Saúde Animal –, é uma das patologias que produz maior impacto econômico, devido aos prejuízos causados pela grande mortalidade na granja.

Governo anuncia desoneração e beneficia indústria de aves, suínos e derivados

Foi anunciada ontem, dia 13, a desoneração da folha de pagamento de mais 25 setores da economia. O comunicado foi realizado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e medida vai fazer com que o estado deixe de arrecadar R$ 12,8 bilhões só em 2013

Ambiência: uma preocupação da avicultura brasileira

Quando o assunto é bem estar animal, uma das preocupações do avicultor é a ambiência nos aviários. Conforto térmico, umidade apropriada, qualidade da cama e do ar, controle de insetos e pragas são indicadores de boa produtividade, além de serem exigências do

Como montar uma criação de galinhas caipiras

Veja como começar uma criação de galinha caipira com informações sobre manejo, cuidado e montagem de estrutura

Frango orgânico é opção para produtor familiar

Cada vez mais crescente no país, o mercado orgânico atinge também a avicultura. A prática leva em consideração o bem estar animal e a alimentação com base em alimentos orgânicos e certificados. Além disso, os animais são criados com acesso a pastagens, o que faz com

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você