A permacultura é um sistema de projetos para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A palavra em si não é somente uma contração das palavras permanente e agricultura, mas também de cultura permanente, pois culturas não podem sobreviver muito sem uma base agricultural sustentável e uma ética do uso da terra.
“Em um primeiro nível, a permacultura lida com as plantas, os animais, as edificações e infraestruturas (água, energia, comunicações). Todavia, a permacultura não trata somente desses elementos, mas principalmente dos relacionamentos que podemos criar entre eles, por meio da forma em que os colocamos no terreno”, afirma Maria do Carmo Arenales, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Médica Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.
O objetivo é a criação de sistemas que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis, que supram suas próprias necessidades, não explorem ou poluam e que, assim, sejam sustentáveis a longo prazo.
A permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área praticamente possível. É baseada na observação de sistema naturais, na sabedoria contida em sistemas produtivos tradicionais e no conhecimento moderno, científico e tecnológico.
Embora baseada em modelos ecológicos positivos, a permacultura cria uma ecologia cultivada, que é projetada para produzir mais alimentação humana e animal do que seria encontrado naturalmente. Portanto, a definição de permacultura é interação entre uma cultura permanente, como frutas arbóreas, café, reflorestamento, com outras culturas temporárias como hortaliças, cerais, ou mesmo a criação de animais, introduzida nesta cultura permanente.
Além da interação das espécies, a permacultura trata de usarmos os animais para adubarem o solo, pois o solo nutre a planta, que, por sua vez, coopera na alimentação animal. Esse sistema deve ser mais empregado no Brasil, em poucos anos, dado o desenvolvimento da tecnologia de cercas elétricas. Podemos fazer rotação com galinhas, patos, outras aves, cabras e ovelhas ou mesmo o gado de leite. Também devemos fazer a rotação de cultura entre a permacultura.
Existem dois passos básicos para um bom projeto permacultural. O primeiro trata de leis e princípios que podem ser adotados em quaisquer climas ou condições culturais; o segundo já é mais associado a técnicas e a práticas que mudam de um clima ou cultura.
Os princípios, a seguir, são inerentes a qualquer projeto permacultural, em qualquer clima e em qualquer escala. São selecionados a partir dos princípios de várias disciplinas: ecologia, conservação de energia, paisagismo e ciência ambiental. São, em resumo, os seguintes:
- localização relativa: cada elemento (casa, tanques, estradas, etc.) é posicionado em relação a outro, de forma que se auxiliem mutuamente;
- cada elemento executa mais funções;
- cada função importante é apoiada por muitos elementos;
- planejamento eficiente do uso de energia para a casa e os assentamentos (zonas e setores);
- preponderância do uso de recursos biológicos sobre o uso de combustíveis fósseis;
- reciclagem local de energias (ambas: as humanas e as combustíveis);
- utilização e aceleração da sucessão natural de plantas, visando ao estabelecimento de sítios e solos favoráveis;
- policultura e diversidade de espécies benéficas, objetivando um sistema produtivo e interativo; e
- utilização de bordas e padrões naturais para melhor efeito.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Bom dia estou querendo mexer com criação de porco e galinha qual a melhor raça quero uma restrição
Olá, Avani! Tudo bem com você?
A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!
No link a seguir você também encontra maiores informações sobre os cursos da empresa CPT https://www.cpt.com.br/, ou você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!
Karina Theodoro
Bom dia, estou amadurecendo a idéia de ir embora para o interior, para plantar verduras orgânica. Moro em São Paulo, e já comecei a procurar a terra para comprar. Gostaria de saber se pode ajudar em informações .
Olá, Marcos Máximo
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Quero aprender sobre permacultura.
Olá,Gilberto
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
CPT disponibiliza cursos que irão auxiliar você.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77