Como preparar uma noite de queijos e vinhos?

Confira dicas para preparar uma noite perfeita de queijos e vinhos

Queijos e vinhos

Seja para reunir os amigos, a família, para uma comemoração ou para uma noite romântica, apostar na combinação de queijos e vinhos é uma boa pedida. Os dois ingredientes combinam perfeitamente e podem transformar um simples encontro em uma noite sofisticada. E a melhor notícia é que você não precisará ir à beirada do fogão para prepará-la!

Confira algumas informações valiosas e dicas para que essa noite seja perfeita:


- O que servir?

O queijo deve ser o centro das atenções, podendo ser servido também pães, patês, frios e até algumas frutas. Não é necessário servir algum prato, mas fica a critério do anfitrião: um filé ao molho de gorgonzola, por exemplo, é um excelente prato para abrilhantar ainda mais a noite de queijos e vinhos.

- Como preparar?

Primeiro você precisará saber o número de convidados, para poder calcular qual a quantidade que deverá preparar. Caso você opte por, além dos queijos e do vinho, servir pães, a quantidade é de 150g/pessoa de cada um. Caso opte por servir apenas queijos, 250g/pessoa é o recomendado. O vinho deve estar na proporção de 1 garrafa para cada 2 pessoas, no mínimo.

- Quais devem ser os queijos?

Você pode optar por 4 a 6 tipos de queijos para servir como prato principal. Fique atento para os diversos tipos:
Queijo forte: Gorgonzola e Roquefort;
Queijo forte de textura dura: Parmesão, Grana Padano e Gruyère;
Queijo firme de sabor suave: Ementhal, Gouda e Reino;
Queijo cremoso suave: Brie, Camembert e Saint Paulin.

 Basta escolher um de cada um dos tipos acima e você agradará aos mais diversos paladares. Os queijos “comuns”, como muçarela e prato devem ser evitados, mas fica a seu gosto servi-los ou não.

- Devo servir algum acompanhamento?

Como dito acima, você pode servir os queijos com pães, patês, frios e frutas:

- Pães

Os temperados ou com alho devem ser evitados, pois acabam interferindo no sabor do queijo. Sirva baguetes, pão italiano ou australiano, por exemplo. Disponha-os em cestas e deixe-os inteiros para que cada convidado coma a porção que desejar.

- Frutas

Uva e morango são frutas que vão bem com uma noite de queijos e vinhos. É importante deixá-las pronta para consumo, podendo optar também por frutas secas, como o damasco, a tâmara e o figo.

- Patês

2 ou 3 sabores já é o suficiente. Eles poderão acompanhar o pão e o sabor pode ser definido de acordo com os gostos dos convidados e o seu próprio.

Alguns frios como salaminho, presunto parma, lombinho canadense, salame italiano também podem ser servidos pois vão bem com qualquer queijo e vinho

- Como harmonizar queijos e vinhos?

Etiene Carvalho e Marcos Rachelle, professores do Curso Online Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização, ressaltam é fundamental saber combinar o vinho com o tipo de alimento, provocando uma sensação melhor ao paladar.

Os queijos fortes combinam melhor com vinhos tintos encorpados. Os cremosos suaves com os tintos leves. Os queijos firmes de sabor suave e os fortes de textura dura também combinam com os tintos leves ou com os brancos secos.

- Qual deve ser a sobremesa?

Por fim, a sobremesa não é um item obrigatório. Porém, servir algo doce pode ser a coroação de uma noite de queijos e vinhos perfeita. Sobremesas leves são as mais indicadas, como mousses, torta de limão ou os famosos brigadeiros de colher. Um café também pode finalizar a noite.

Conheça nossos Cursos Online da Área Gastronomia:


Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Capacitação de Maître
Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda

Fonte: Esposas Online – esposasonline.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você