Um ingrediente extremamente apreciado no mundo todo é o queijo. É possível encontrar uma variedade extensa de queijos nos supermercados e fica difícil escolher qual deles é o melhor. Famosos por terem a característica de derreter e produzir aquele efeito “esticado” nos diferentes pratos, fica impossível resistir a essa iguaria.
Rosny Gerdes, professor do Curso Online UOV Cozinha Internacional – Parte 1, afirma que o queijo é um dos ingredientes mais utilizados na gastronomia no mundo inteiro, por conta da infinidade de aromas, sabores e texturas que eles podem produzir nas mais diversas receitas e pratos.
É muito comum, com a grande expansão das redes sociais, nos depararmos com vídeos de receitas nas quais o queijo é derretido em cima do prato. Mas, você sabia que isso não é apenas uma forma de deixar a gente com água na boca?
O que é raclette?
Um prato que leva muuuuuito queijo derretido em cima é a raclette, de origem suíça. Seu nome, em francês, significa “raspar”. Vem daí esse método, que consiste em derreter parte do queijo e raspá-lo por cima do prato, que pode ser composto por batatas, cogumelos, pedaços de filé mignon e diferentes tipos de pães.
Esse processo tem muita proximidade com o famoso fondue, que faz sucesso em todo o país durante o inverno. Há um tipo de queijo com o nome raclette, que é grande e redondo. Porém, você pode utilizar o queijo de sua preferência para fazer sua própria raclette, desde que ele tenha como uma das características a facilidade em derreter.
Em restaurantes essa prática é muito comum, a partir do derretimento da meia lua do queijo e raspagem apenas da camada derretida direto no prato. Em casa também é possível, basta utilizar os equipamentos corretos, que podem ser encontrados em lojas especializadas.
Se você também ficou com água na boca, basta comprar o seu queijo e preparar o seu prato. Aqui, te apresentaremos a receita de um pão italiano, ideal para acompanhar a sua raclette! Bom apetite!
Pão Italiano
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
300 ml de água
5 g de fermento seco
10 g de sal
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a farinha e um pouco de água. Em seguida, adicione o fermento e misture bem. Acrescente o restante da água e misture com as mãos até que a massa não esteja grudando tanto. Quando ela estiver bem homogênea, transfira a massa para uma superfície lisa e acrescente o sal.
Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar essa massa! Sove-a até que ela fique bem elástica. Em seguida, corte-a em dois pedaços e cubra-os com um papel filme. Deixe a massa descansar por 2 horas. Depois desse tempo, você perceberá que a massa vai ter crescido. Faça o formato de sua preferência e, com o auxílio de uma faca, faça cortes leves em cima dos pães. Asse por 40 minutos, até que eles estejam dourados.
Conheça nossos Cursos Online da Área Cozinha Profissional:
Profissional de Cozinha
Cozinha Internacional – Parte 1
Cozinha Internacional – Parte 2
Fonte e receita: Tudo Gostoso – blog.tudogostoso.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77