Dicas e truques para seu restaurante aumentar o lucro e o consumo dos clientes

É possível contar com alguns truques extras para alavancar suas vendas baseadas em estudos realizados com técnicas modernas de psicologia e comportamento humano

Restaurante

O setor gastronômico é um dos segmentos de marcado mais concorridos atualmente, contando com uma diversidade de serviços gigantesca. Os gestores devem agir com muito cuidado e atenção ao elaborar o plano de ação, de marketing e o de negócios de seu estabelecimento, pois planejamento é um dos princípios fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.

Todavia, uma empresa desse setor pode, ainda, contar com alguns truques extras para alavancar suas vendas baseadas em estudos realizados com técnicas modernas de psicologia e comportamento humano.

Confira algumas delas!

1. Não utilize cifrão

O símbolo do dinheiro remete imediatamente à ideia de custo, algo que não se deve induzir o cliente a pensar no momento de fazer o pedido.

Segundo uma pesquisa da Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell, os clientes que consultam um menu sem cifrões gastam mais do que aqueles que são estimulados pelo símbolo.

2. Não usar números quebrados

Alguns especialistas afirmam que valores terminados em 0,95 são muito mais “amigáveis” aos consumidores do que aqueles terminados em “0,99”. Isso porque, de modo geral, os preços terminados em 9 têm uma conotação de preço bom, mas baixa qualidade.

Muitos estabelecimentos, para evitar essa ideia de qualidade ruim, preferem optar por preços redondos, sem valores quebrados.

3. Descrever a comida aumenta o número de vendas

Descrever os pratos, citando todos os ingredientes usados e as técnicas aplicadas, aguça a imaginação do consumidor que logo sentirá mais vontade de experimentar o produto.

Em outro estudo, dessa vez sob a responsabilidade da Universidade de Illinois, foi apontado que menus com pratos explicados de maneira até levemente romântica (sabor frutado, textura delicada e suave etc.) vendem 27% a mais do que os comuns.

4. Associar a refeição à ideia familiar

Os clientes são especialmente atraídos para nomes de estabelecimentos familiares, como cantina da Tia Ana, Restaurante da Mamma, entre outros.

5. Usar termos étnicos para parecer mais autêntico

Em experimento promovido por um psicólogo da Universidade de Oxford, denominações geográficas, como nomes técnicos em italiano ou francês, desperta no cliente a sensação de importância do produto, induzindo-o mais facilmente a querer testar seu sabor e textura.

6. Apelo Visual

Destacar o nome dos alimentos com estilos em negrito ou itálico e cores diferentes, além de contar com uma imagem ilustrativa despertam maior interesse no cliente.

7. Oferecer o mesmo prato com porções diferentes

Todo cliente presume que porções menores necessariamente têm menor preço. Assim, uma estratégia muito usada é manter a porção pequena com o preço pretendido desde sempre e aumentar o valor das maiores.

8. Análise do padrão de leitura

Um estudo coreano apontou que os clientes tendem a adquirir o produto no qual sua atenção focou no primeiro momento. Desse modo, dispor os produtos mais caros no canto superior direito do menu é o mais recomendado, uma vez que nossos olhos geralmente se voltam para ele primeiro.

9. Limitar as escolhas dos clientes

Cardápios muito grandes nunca são lidos com a mesma atenção em sua totalidade pelos consumidores, mesmo quando demoram muito tempo encarando-o, de modo que as escolhas se concentram nos produtos das primeiras páginas. Assim, reduzir o número de opções pode ser uma alternativa interessante para facilitar o processo de compra.

10. Manipular o humor do cliente

Uma pesquisa do centro de psicologia da Universidade de Leicester contatou que música clássica como sonorização ambiente estimula os consumidores a gastarem mais, uma vez que faz com que se sintam mais ricos. As músicas pop, por sua vez, causou uma redução de 10% nas contas dos clientes.

 

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Fonte: Consumer

Por Bruna Falcone Zauza

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