O turismo de natureza e seus tipos

O contato com a natureza, de forma sustentável, garante o sucesso desse ramo do turismo

Turismo de natureza

Viajar é sempre algo prazeroso para quem gosta de ser turista. Conhecer novos lugares, se encantar com paisagens e ter contato com a natureza é, com certeza, fonte de alegria e diversão para as pessoas. O Brasil é um dos melhores lugares do mundo para se viajar e, mesmo para o brasileiro, possui uma infinidade de lugares a serem descobertos.

O turismo de natureza é “[...] um negócio com grande potencial de crescimento, que envolve um grande número de empreendedores, gerando empregos, arrecadando impostos e ajudando a ativar a economia de muitas regiões.”, asseguram os professores do Curso Online de Ecoturismo da Universidade Online de Viçosa, Fábio Morais Hosken e Lúcia Maria Viggiano.

Seja para juntar a família, os amigos, ou até mesmo para desfrutar de um passeio sozinho, o turismo de natureza pode ser de vários tipos. Apresentamos três:


- Turismo de Aventura

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser um atleta para praticar aventuras. Esse tipo de turismo envolve atividades desafiadoras, mas com um risco controlado. Ambientes naturais, rurais e até mesmo urbanos são lugares para se praticar esse tipo de turismo. A proposta é fazer com que as pessoas superem seus próprios limites, proporcionando qualidade de vida e contato com a natureza. Atividades como cavalgada, rapel, voo livre, mergulho, canoagem e o cicloturismo são exemplos desse tipo.


- Turismo Sustentável

Esse, consiste em um tipo de turismo que, por meio de atividades, respeite a natureza e a cultura local, promovendo ações que visem à economia de recursos naturais, a preservação ambiental e o crescimento econômico da região. Em Bonito, Mato Grosso do Sul, a cidade tem muito a oferecer (grutas, cachoeiras e rios de águas transparentes), mas a forma como as atividades foram estabelecidas é que garantiram o sucesso econômico da região. Nesse tipo de turismo, o que se espera é obter lucratividade no empreendimento turístico, benefícios econômicos para a comunidade e a conservação dos recursos naturais.


- Ecoturismo

Para que uma atividade seja classificada como ecoturística, é preciso apresentar algumas características básicas, como respeito às comunidades locais e seu envolvimento econômico efetivo, garantia de que o turista incorpore em sua vida aquilo que aprender em sua visita, respeito às condições naturais, conservação do meio ambiente e, o mais importante, interação educacional. O contato direto com a natureza, seja em reservas protegidas ou no campo, desperta no homem o senso ecológico necessário à preservação e valorização cotidianas dos recursos hídricos, faunísticos e florestais, daí o caráter instrutivo atribuído.


 

Conheça nossos Cursos Online na Área de Turismo Rural e Ecológico:
Ecoturismo
Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda
Qualificação de Profissionais para Turismo Rural
Agroturismo – Um novo Conceito de Negócio

 

Fonte: Blog Venturas – blog.venturas.com.br

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você