Por que investir na produção de alevinos?

A alevinagem é a produção dos alevinos realizada em criatórios especializados. Trata-se de uma forma alternativa de produzir peixes em pisciculturas, sem agredir o meio ambiente

Por que investir na produção de alevinos?   Artigos Cursos UOV

 

Atualmente, em qualquer parte do mundo, existe uma grande demanda por peixes, ao passo que, nos rios, cada dia que passa, eles ficam mais escassos devido a exploração dos recursos naturais. Essa desigualdade, por sua vez, vem gerando uma forma alternativa de produzir peixes sem agredir o meio ambiente. Trata-se da criação em piscicultura, instalada em propriedades rurais, chamada de alevinagem.

Afinal, o que é a alevinagem?


A alevinagem é a produção dos alevinos, que são os filhotes dos peixes, os quais, quando atingem o tamanho e o peso ideal, são comercializados para outras fases, que se encarregam de fazer a recria e a engorda dos mesmos. Essa etapa é realizada em criatórios especializados, que são responsáveis, exclusivamente, pela produção dos alevinos de forma eficiente. Nessa, utilizam-se matrizes selecionadas, de alto potencial genético e reprodutivo.

O produtor de alevinos fica responsável pelo quê?


O produtor de alevinos dedica-se à reprodução, à larvicultura, à criação e à comercialização de alevinos. A larva é considerada o primeiro estágio de desenvolvimento dos peixes, formada pela eclosão dos ovos. O segundo estágio é definido pós-larvas e está relacionado com o enchimento da bexiga natatória e, consequentemente, com a abertura da boca. Em seguida, formam-se os alevinos, peixes pequenos que já se assemelham aos adultos da sua espécie.

Quais espécies de peixes podem ser produzidas em pisciculturas?


Existem várias espécies de peixes que podem ser cultivadas em pisciculturas. Podem ser divididas nas seguintes categorias:

. Peixes Tropicais: apresentam o maior potencial de desenvolvimento, quando a temperatura da água se encontrar entre 22ºC e 30ºC. Os peixes tropicais são comercializados para pesque-pague, ou abatidos para servirem de alimentos para a população em geral. São eles: Tilápia, Carpa, Pacu, Tambaqui, Tambacu, Surubim, Matrinchã, Piau e Curimba ou Curimbatá ou Curimatã.

. Peixes de clima frio ou temperado: no caso do Brasil, a principal espécie comercial dessa categoria é a truta, sendo considerada um peixe nobre. Esse peixe, normalmente, é comercializado abatido e os maiores criatórios do Brasil encontram-se localizados nas regiões serranas de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo.

. Peixes ornamentais: nessa categoria, existe uma diversidade de espécies de peixes, que são produzidas, exclusivamente, para a aquariofilia. Os principais criatórios comerciais de peixes ornamentais ficam localizados em Minas Gerais e São Paulo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Na prática, é assim que acontece a reprodução artificial de peixes
- Manejo da alimentação: o segredo do sucesso das pisciculturas
- Vai produzir alevinos? Dica: atenção especial à qualidade da água!

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Matéria(s) relacionada(s):


Vai produzir alevinos? Dica: atenção especial à qualidade da água!

Conheça os Cursos Online UOV da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você