Ao empenhar-se em administrar ou gerenciar uma pequena empresa, muitos enfrentam dificuldades que, muitas vezes, impedem o crescimento do negócio e limitam o lucro da empresa, desfavorecendo uma boa gestão.
Hélvio Tadeu, professor do Curso Online UOV Como Administrar Pequenas Empresas, explica que a administração de empresas não é tarefa fácil e envolve vários profissionais. Independente do tamanho da empresa, desenvolver uma boa administração é fundamental para obter sucesso nos negócios.
A administração financeira, popularmente conhecida como finanças, envolve os indicadores financeiros da empresa e tem ligação direta com a contabilidade, a economia e o desdobramento do mercado. Por meio de análises feitas sobre os números, a gestão financeira pode redirecionar as prioridades de investimento da empresa.
Em empresas familiares, a tarefa de ser um bom líder não é simples. Isso porque o líder não está lidando apenas com colaboradores da empresa, como também com familiares. Isso o obriga a saber separar as questões pessoais das profissionais, afinal, isso o tornará um bom líder.
Primeiramente, é importante avaliar se, no momento, é realmente preciso solicitar crédito. Em seguida, o empresário deve identificar a linha de crédito - que melhor se enquadra no perfil da empresa, pesquisar sobre as instituições financeiras e, por fim, fazer o plano de negócios.
Alguns fatores podem influenciar o crescimento da empresa. Os externos correspondem ao cenário econômico do país e impactam em todo o segmento. Se ainda assim a empresa permanece em crescimento, é porque os fatores internos são favoráveis. Os fatores externos praticamente não afetam a performance da empresa no mercado, ao contrário dos fatores internos.
É mais frequente do que se imagina encontrarmos pequenas e médias empresas que têm uma preocupação muito grande em criar novos produtos e serviços inovadores e deixam em segundo plano a organização financeira do empreendimento. Com isso, não existe um controle de caixa efetivo, que permite saber se todos os pagamentos estão corretos, nem um plano financeiro com objetivos, projeções e estratégias bem definidas, capazes de salvar a empresa durante crises no mercado ou na economia nacional.
O gerenciamento de qualquer negócio requer muita dedicação e responsabilidade. Administrar é uma tarefa difícil e, no dia a dia da empresa, os desafios aparecem a todo o tempo. Motivar a equipe de trabalho, encontrar formas de reduzir despesas e aumentar o lucro, controlar o estoque e satisfazer às necessidades do cliente são alguns desses desafios.
A existência do estoque está vinculada a mantermos o equilíbrio entre o consumo e a fonte fornecedora, possibilitando um fornecimento contínuo dos produtos aos clientes internos e externos da empresa. Desse equilíbrio, podemos determinar a melhor estratégia de rentabilidade, ou seja, em tempos de economia inflacionária, a estratégia é mantermos estoques elevados, devido à pressão de aumento de preços. E em tempo de economia estável, a melhor estratégia é mantermos os estoques reduzidos, dentro de um limite aceitável para atender os nossos consumidores.
Dentre os diferentes setores que existem dentro de uma empresa, aquele que trata dos recursos humanos se destaca pela importância e responsabilidade que representa. Mesmo com a presença de equipamentos e produtos de alto valor, uma das principais
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